terça-feira, 8 de novembro de 2011

presidio

Em Pirassununga - vereadores acreditam em movimento para evitar instalação de presídio

 2/11/2011

Representantes do movimento contra a construção de um presídio na cidade de Santa Cruz da Conceição protocolaram um requerimento junto à Câmara Municipal de Pirassununga. O documento foi enviado à Casa de Leis e foi debatido novamente na noite de ontem pelos vereadores. A discussão se deu devido à resposta dada pela Secretaria de Administração Penitenciária do Governo do Estado de São Paulo a um requerimento feito pelos vereadores afirmando ser inevitável a vinda da unidade prisional.
De acordo com o requerimento enviado pelo movimento, “o Governo do Estado de São Paulo, em sua resposta, não esclarece os critérios técnicos da escolha do local, visto que tais esclarecimentos propiciariam o debate transparente de questões relevantes, de saneamento e de segurança social”.
Um dos representantes do Movimento, o advogado Luís Henrique Druziani afirma que ainda existe plena possibilidade de que o presídio não venha para a região.
“O martelo ainda não está batido. O estudo de impacto ambiental ainda não terminou e enquanto não terminar não se pode fazer nada, nem mesmo o edital para licitação da construção do prédio. O governo do estado está repensando o local enquanto que em outros lugares estão iniciadas as obras”, disse.
Druziani acredita que as alianças feitas com representantes na Assembléia Legislativa de São Paulo e na Câmara dos Deputados também são importantes para a vinda do presídio para a região.
“A maioria das lideranças dos partidos que dão apoio ao governador na Assembléia Legislativa já oficiaram o governador que não querem que o presídio venha para cá. Um deles é a liderança do PTB na Assembléia, que é o deputado Campos Machado através do qual fizemos um conato com o vereador Roberto Bruno e que também foi sensível ao pedido do deputado federal Nelson Marquezelli. As lideranças na assembléia estão trabalhando e acompanhado o processo”, afirmou.
“Movimentos da magnitude do nosso tem força para fazer com que o estado repense. Essa resposta ao governo do estado não diz nada e não explica várias questões que levantamos”, finalizou Druziani.
Vários vereadores comentaram o assunto e apoiaram a idéia de lutar para que a unidade prisional não seja instalada na região. Vários vereadores comentaram o assunto e apoiaram a idéia de lutar para que a unidade prisional não seja instalada na região. Confira o que disseram cada um deles:
Roberto Bruno: “Nada mais é a vinda desse presídio do que um Cavalo de Tróia, um presente de grego e nós não podemos ficar sentados passivamente aceitando. Não importa se Leme ou Santa Cruz não estão se movimentando. Somos vereadores daqui e temos que fazer a nossa parte”
Léo: “Eu acho que o melhor mesmo a ser feito é que cada município tenha sua cadeia e ser responsável pelo seus infratores. Mas não sei se é por questão de logística, financeira, política infelizmente nem é cogitado. Eles impõe para gente um sistema carcerário único sem respeito pelo preso e população”
Otacílio: “O grande mérito desse movimento é a mobilização da nossa cidade e não ficar aceitando goela abaixo tudo o que os governantes querem nos impor. Se não for possível o impedimento da instalação do presídio que pelo menos o movimento continue com sua mobilização para que nós possamos exigir as contrapartidas para que os impactos sejam minimizados”
Duz: “Fazer presídio não é somente construir, é criar toda uma logística que se possa abrigar da melhor forma o preso e a população”.
Paulo: “O problema maior é que você constrói o presídio, coloca o preso e a gente vê que ele piora cada vez mais, não há uma melhora desse cidadão que está dentro do sistema carcerário. Se o governo implantar um presídio em Santa Cruz a situação social de violência vai complicar ainda mais na nossa cidade”

Nenhum comentário:

Postar um comentário