terça-feira, 8 de novembro de 2011

presidio

REPÚDIO AO PRESÍDIO – 5 KM DE PIRASSUNUNGA

Administração Penitenciária diz que se vê obrigada a manter a decisão de construir uma penitenciária em Santa Cruz da Conceição
Um dos principais assuntos debatidos na sessão da Câmara Municipal de Pirassununga da noite da última segunda-feira (24) foi a provável vinda de uma unidade prisional para a cidade de Santa Cruz da Conceição. O município afetado, bem como os vizinhos Pirassununga e Leme realizam várias manifestações tentando impedir a vinda do presídio na região.
 
A questão da vinda de uma unidade prisional para a cidade de Santa Cruz da Conceição já é um debate que se estende desde o início de 2011. O presídio seria construído nas proximidades do Distrito de Souza Queiroz, próximo à cidade de Santa Cruz da Conceição. A vinda da unidade prisional poderia trazer mudanças diretas nas cidades de Leme e Pirassununga, além de outros municípios próximos como Analândia.
Na manhã deste sábado dia 29 de outubro de 2011, no programa pergunte e responderemos da Rádio comunitária Kerigma de Pirassununga, hoje ancorado pelo Advogado e também porta voz do Movimento de Repúdio ao Presídio a 5 km de Pirassununga Dr. Druziani, o Sr. Orlando Melo e convidados das diversas entidades apoiadoras deste movimento, foi debatido a resposta dada em oficio ao Legislativo Pirassununguense. No documento, explica-se que foi recebido requerimento assinado por todos os vereadores no qual se pede uma revisão no projeto de construção do presídio na cidade vizinha. “Com relação a requerimento formulado pela câmara Municipal de Pirassununga informamos que essa secretaria se vê obrigada a manter a decisão de construir uma penitenciária em Santa Cruz da Conceição para abrigar presos condenados em regime fechado tendo em vista que os estabelecimentos penais afetos a essa pasta enfrenta o grave problema da superlotação carcerária”, enviado pela Secretaria de Administração Penitenciária.
Dr. Druziani também faz questão de frisar que o movimento não tem intenção de tomar posição contra o Executivo ou Legislativo municipal. “Esse movimento não é contra prefeito, vereador ou deputado. É apenas contra esse ato administrativo com a intenção de trazer esse presídio aqui para perto de Pirassununga”, Durante o programa Paulo Carvalho reiterou o compromisso da TV Mix regional em apoiar o Movimento e se diz confiante na não vinda do Presídio; para o vereador Roberto Bruno, o Governo está dando um presente de Grego e exemplificou citando a conhecida passagem do Cavalo de Tróia; Otacílio também vereador de Pirassununga e promotor de justiça aposentado falou de sua experiência quando das cadeias públicas e afirmou que hoje os presídios são faculdades do crime; entre as conversas de um convidado e outro a participação do repórter André, direto das ruas da cidade por telefone trazendo a opinião da população, onde quase por unanimidade dos participantes o repúdio a construção do presídio. 
 
No estúdio Dr. Druziani juntamente com o sr. Orlando Melo, o bate papo com os entrevistados, Orlando lembrou dos trabalhos da antiga Pastoral carcerária e sobre o compromisso de cuidar dos nossos presos, mais sempre com uma postura contrária a construção do presidio. Dr. Tabajara delegado titular do município além de trazer os dados precisos do sistema prisional falou sobre a importância de um apoio mais efetivo as forças policiais por parte do estado. Ex-prefeito Darcy Franco, passou pelos estúdios e manifestou-se contrário a construção do presídio. O diretor proprietário do Jornal O Movimento João Batista, também reiterou seu compromisso de apoio ao movimento de repúdio a construção do presídio. Amador, presidente da ACI uma das entidades apoiadoras do movimento também foi convicto na manifestação contraria ao presídio. Finalizando o programa o presidente da câmara de vereadores Wallace manteve sua postura contrária à construção do presídio. Segundo Druziani, existe possibilidade das obras não serem realizadas. “Existe apenas o pedido do Governo do Estado para estudo de impacto ambiental daquela área e o decreto visando à desapropriação da área”. “Não tem edital de construção, construtora, nada”.  
Iniciativas como esta da Rádio Kerigma é de extrema importância para o êxito do movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário